sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A História do Natal

Olá pessoal, depois das festividades natalinas resolvi pesquisar e escrever sobre a história dessa data tão especial para todos, haja vista que é um dia que trocamos presentes, alguns vestem-se de Papai Noel para presentear as crianças carentes, outros ajudam como podem com roupas e alimentos.

O texto não será traçado de forma romântica, ou seja, aqui não vou falar do do senhor que entra pela chaminé para deixar os presentes ou do nascimento de Jesus o Salvador. Mas, mesmo assim espero que todos não percam de vista o que o natal representa atualmente para cada um. Então vamos lá...

Mesmo que o homem consiga alterar o ambiente que ocupa, na finalidade de melhorar sua sobrevivência, ele ainda sofre, assim como os outros animais, influências do clima, que acaba por modificar suas condutas ao longo do ano. Por exemplo, as colheitas das mais variadas espécies agrícolas depende intimamente do clima. Veja o exemplo do nosso açaí, que nessa época do ano está muito mais caro, devido a temporada de chuva.

Agora imagine essa influência do ambiente nas populações antigas. Como será que o homems comprotava-se frente a tais modificações das estações do ano? Bem, como todo os povos antigos a explicação que era dada baseava-se em desígnios divinos. Então, o homem celebrava as mudanças de estação do ano, cutuando deuses específicos de cada região.

Uma dessas celebrações ocorria na Europa e coincidia com o solistício. Esse fenômeno astrológico ocorre devido a inclinação do planeta Terra e seu movimento peculiar ao redor do Sol. Isso faz a Terra apresentar estações do ano bem características em algumas regiões do planeta.

Em outros continetes havia muitas comemorações que aconteciam nesse período. Por exemplo, na Mesopotamia, que está localizada no hemisfério sul, o solisticio marca o início de inverno e a um momento onde os antigos mesopotâmios celebravam para ajudar seus deuses a vencer a as "forças do mal" que pairavam junto com o inverno. Um ritual semelhante era celebrado pelos babilônicos e persas e era chamado de Sacae, que tinha objetivos análogos a outras festividades dos povos antigos.

Essas solenidades que cultuavam deuses em determinadas épocas dos anos acabou influenciando muitos outros povos, a exemplo dos gregos e romanos, que absorveram esses costumes e os transformaram em celebrações aos seus deuses. Após a derrocado do império romano, o cristianismo considerou essas festividades como culto a falsos deuses, sendo consideradas práticas pagães.

E o natal, o que tem haver contudo isso que foi falado?! A igreja católica, assim como outros povos que se apropriaram da data, começou a festejar o nasciento de Jesus Cristo no mesmo período. A data veio bem a calhar, pois os povos dominados pelo dogmas cristãos, tinham na nova estação do ano uma representação do nascimento da luz, o Retorno do Sol. No século 4 d.C., um decreto do Papa Julius I determinou a comeração do natal no dia 25 de dezembro e até hoje nós celebramos essa data.

2 comentários:

  1. Mt loco, intão quer dizer que nem sabemos se o menino jesus nasceu ou não nesse dia... Comemoremos então só por esporte, o comércio agradece.

    ResponderExcluir
  2. Menino Jesus não nasceu no dia 25 eheuhue é biblico que não foi dia 25...

    ResponderExcluir